Seguidores

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Comissão do Congresso quer criar 'Supersimples da Doméstica'

A Comissão Mista de Consolidação das Leis, instalada nesta terça-feira (2) no Congresso e que terá como primeira tarefa a regulamentação da PEC das Domésticas, quer propor um sistema simplificado de recolhimento dos encargos das empregadas.
O texto da PEC das Domésticas, que iguala os direitos dos trabalhadores domésticos aos demais trabalhadores urbanos e rurais, foi publicado "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (3) e, com isso, parte dos novos direitos já está valendo.
O senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da comissão, defendeu um sistema simplificado de recolhimento dos encargos do emprego doméstico. Ele usou como exemplo o atual Supersimples, regime simplificado de tributação que permite às micro e pequenas empresas recolherem diversos tributos num só boleto, com valor reduzido.
"O Supersimples poderia simplificar o recolhimento de INSS, de FGTS, enfim, das contribuições. É importante dizer que nas casas do Brasil não há um contador ou um serviço de recursos humanos à disposição pra gerar guias e criar uma série de burocracias que o empregador não vai ter como suprir", afirmou Jucá.
A PEC foi promulgada na noite de terça-feira, após sua aprovação pela Câmara e pelo Senado. Durante a cerimônia, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que espera que a regulamentação dos demais direitos "aconteça rápido".
O ministro Manoel Dias afirmou que a presidente Dilma Rousseff pediu agilidade na regulamentação dos itens, com a edição de novas normas pelo próprio Executivo. Para isso, o Ministério do Trabalho determinou a criação de uma comissão especial que vai interpretar a PEC e detalhar como será a aplicação.
A proposta de emenda à Constituição foi aprovada em dois turnos por unanimidade no Senado no mês passado. A Câmara aprovou a matéria no fim do ano passado.
http://www.emtemporeal.com.br/index.asp?area=2&dia=03&mes=04&ano=2013&idnoticia=127902

Nenhum comentário: